Este blog tem o objetivo de contar um pouco da história da música brasileira, abordando mais especificamente os precursores do nacionalismo musical, contamos com a participação de vocês.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
ERNEST NAZARETH (1863-1934)
Ernesto Nazareth é considerado um dos maiores compositores brasileiros do final do século XIX e início do século XX. Seu reconhecimento vem crescendo ao longo das décadas na medida em que suas músicas são impressas em diversos países, livros são publicados a seu respeito, e gravações são feitas por músicos tanto de formação popular, quanto erudita. No entanto pouco material na literatura aborda a faceta de Ernesto Nazareth como pianista erudito e as influências que recebeu e que acabaram por transparecer em sua obra.
Nasceu numa modesta casa no morro do Nheco, hoje morro do Pinto na Cidade Nova no Rio de Janeiro Intérprete de sua prórias composições, apresenteva-se como pianista em salas de cinema, bailes, etc. Trabalhou na sala de espera do antigo cinema ODEON.
Deixou 211 peças completas para piano, e suas obras mais conhecidas são: "Apanhei-te, cavaquinho", "Ameno Resedá" (polca), "Confidências", "Coração que sente", "Expansiva", "Turbilhão de beijos" (valsa) "Bambino", " Odeon" e "Duvidoso".
Morreu em fevereiro de 1934, deixando uma bela bagagem artística!
(musicabrasileira.org/ernestonazareth )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário